Padrões Geracionais - Catita illustrations

Padrões Geracionais

Inês Gaya reflete sobre como frequentemente repetimos padrões familiares por lealdade inconsciente e como para mudar, é crucial reconhecer e compreender estes padrões. O processo de libertação envolve honrar o passado, escolher conscientemente um novo caminho, e criar novos padrões alinhados com nossa verdadeira essência. Assim, redefinimos nossa realidade de dentro para fora.

Muitas vezes assumimos comportamentos que se repetem na nossa família. Porque pertencer é uma necessidade inconsciente de todos nós, acabamos por repetir padrões por lealdade inconsciente. Podem ser padrões relacionais, vícios…

Um padrão é muitas vezes é aflitivo, é como se estivéssemos em alto mar, à deriva, a afogar-nos em águas profundas. Por vezes chegamos à superfície e conseguimos recuperar o fôlego, mas depois vem outra onda e leva-nos de novo para a escuridão do oceano.

Por isso é tão importante “aprender a nadar”, para que possamos lidar e libertar padrões que se repetem e que não contribuem para o nosso equilíbrio.

ines gaya post blog

Como podemos iniciar um caminho de libertação:

1- Começa por tomar consciência de que esse padrão existe.

2- Observa se é algo que se vem repetindo na tua família;

3 - Identificar qual o benefício que esse padrão traz - por mais que possa ser estranho, a verdade é que qualquer comportamento ou padrão repetitivo, está a tentar preservar alguma coisa, compensar.

4- Honrar o passado, agradecendo: Para realmente iniciar um caminho de cura e desapego é necessário incluir e honrar ao invés de rejeitar. Agradecer pelas aprendizagens daquele padrão, honras as pessoas que vieram antes de ti e às quais provavelmente estás a ser leal repetindo aquele padrão, é um passo muito importante para que verdadeiramente te possas libertar.

5- Escolher um novo caminho, um dia de cada vez, adotando um comportamento diferente, desapegando de lugares, pessoas e rituais que remetem ao comportamento padrão.

6- Criar um novo padrão, mais alinhado com a tua verdade.

Somos cocriadores da nossa realidade, e com presença e determinação é possível criar novas narrativas, novos mundos, novas realidades, de dentro para fora.

---

Podem seguir o trabalho da Inês aqui.

Deixar um comentário

Todos os comentários são revistos antes de serem publicados.

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.